terça-feira, 17 de março de 2020

Organização política do Brasil : conhecendo os 3 poderes

Muito se fala sobre os três poderes na política brasileira. Mas, afinal, o que é o poder executivo, legislativo e judiciário? No vídeo abaixo, Milton Monti explica através de uma mecânica básica e divertida quem são eles e a importância de cada um deles.
Antes porém, leia a origem de como surgiram os 3 poderes.


Desde a Antiguidade, vários filósofos e pensadores se desdobram nas formas de organização do poder político. Muitos destes se preocupavam com a investigação de uma forma de equilíbrio em que o poder não se mantivesse sustentado nas mãos de uma única pessoa ou instituição. Já nessa época, as implicações de um governo de feições tirânicas ou autoritárias preocupavam as mentes daqueles que voltavam sua atenção ao terreno político.
Entre os séculos XVII e XVIII, tempo de preparação e desenvolvimento do movimento iluminista, o teórico John Locke (1632 – 1704) apontava para a necessidade de divisão do poder político. Vivendo em plena Europa Moderna, esse pensador estava sob o domínio do governo absolutista. Em tal contexto, observamos a figura de um rei capaz de transformar as suas vontades em lei e sustentar a validade das mesmas através de justificativas religiosas.

Algumas décadas mais tarde, Charles de Montesquieu (1689 – 1755) se debruçou no legado de seu predecessor britânico e do filósofo grego Aristóteles para criar a obra “O Espírito das Leis”. Neste livro, o referido pensador francês aborda um meio de reformulação das instituições políticas através da chamada “teoria dos três poderes”. Segundo tal hipótese, a divisão tripartite poderia se colocar como uma solução frente aos desmandos comumente observados no regime absolutista.

Mesmo propondo a divisão entre os poderes, Montesquieu aponta que cada um destes deveriam se equilibrar entre a autonomia e a intervenção nos demais poderes. Dessa forma, cada poder não poderia ser desrespeitado nas funções que deveria cumprir. Ao mesmo tempo, quando um deles se mostrava excessivamente autoritário ou extrapolava suas designações, os demais poderes teriam o direito de intervir contra tal situação desarmônica.

Neste sistema observamos a existência dos seguintes poderes: o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário. O Poder Executivo teria como função observar as demandas da esfera pública e garantir os meios cabíveis para que as necessidades da coletividade sejam atendidas no interior daquilo que é determinado pela lei. Dessa forma, mesmo tendo várias atribuições administrativas em seu bojo, os membros do executivo não podem extrapolar o limite das leis criadas.

Por sua vez, o Poder Legislativo tem como função congregar os representantes políticos que estabelecem a criação de novas leis. Dessa forma, aos serem eleitos pelos cidadãos, os membros do legislativo se tornam porta-vozes dos anseios e interesses da população como um todo. Além de tal tarefa, os membros do legislativo contam com dispositivos através dos quais podem fiscalizar o cumprimento das leis por parte do Executivo. Sendo assim, vemos que os “legisladores” monitoram a ação dos “executores”.

Em várias situações, podemos ver que a simples presença da lei não basta para que os limites entre o lícito e o ilícito estejam claramente definidos. Em tais ocasiões, os membros do Poder Judiciário têm por função julgar, com base nos princípios legais, de que forma uma questão ou problema sejam resolvidos. Na figura dos juízes, promotores e advogados, o judiciário garante que as questões concretas do cotidiano sejam resolvidas à luz da lei.
Por Rainer Sousa

17 comentários:

  1. Kamily Silva Oliveira 3anoB

    1- Em cada estado três tipos de poderes, o poder legislativo, o poder executivo das coisas que dependem do direito das nações e o poder executivo daqueles que dependem do direito civil.
    2- na minha opinião não,por causa que muitas pessoas não seguir, e não acreditar nesse poder

    ResponderExcluir
  2. Sabrina Queiroz,N°36/3B

    1- O poder legislativo tem em função criar as leis, o poder executivo as aprovam e põe em prática na sociedade e o judiciário tem como função averiguar se essas leis estão sendo punidas, caso não, tem o poder de multar e julgar a pessoa que está descumprindo. Um exemplo atual é o uso de máscaras nas ruas e supermercados, o poder legislativo criou essa lei para a diminuição de contaminados, o executivo colocou em prática entre a população e o judiciário multa quem está se recusando usá-la ao sair de casa.
    2- No Brasil estes poderes não funcionam bem, pois falta cooperação da população, e cada dia fica mais claro isso, pois no momento em que vivemos agora ainda tem gente que se recusa a seguir as leis impostas para nos deixar seguros.

    ResponderExcluir
  3. Yasmin Ferreira N°41 3°B
    1-O Poder Executivo tem como função autorizar e impor aquela lei que o Poder Legislativo estabelece, o Poder Judiciário tem como função ter a capacidade de julgar aqueles que infringir essa lei.
    2-Atualmente a maioria das leis situadas no Brasil são totalmente infringidas, sendo assim os três poderes nao funcionam corretamente no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Jonathan Mariano de Carvalho Santos n°14 3°D

    Poder Executivo:
    Cabe ao Executivo a administração do Estado, observando as normas vigentes no país, além de governar o povo, executar as leis, propor planos de ação, e administrar os interesses públicos.
    Ao Legislativo cabe legislar (ou seja, criar e aprovar as leis) e fiscalizar o Executivo, sendo ambas igualmente importantes. Em outras palavras, exerce função de controle político-administrativo e o financeiro-orçamentário. Pelo primeiro controle, cabe a análise do gerenciamento do Estado, podendo, inclusive, questionar atos do Poder Executivo, pelo segundo controle, aprovar ou reprovar contas públicas.
    Poder Judiciário:
    O Judiciário tem como função interpretar as leis e julgar os casos de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo Legislativo, aplicando a lei a um caso concreto, que lhe é apresentado como resultado de um conflito de interesses.


    Eu não acha que realmente funciona na teoria sim seria simples mas na prática não pois o Brasil é um país muito bagunçado aonde as próprias pessoas que fazem ou revisam leis as quebram fazendo que isso vire uma bola de neve de problemas para nosso país

    ResponderExcluir
  5. 1-bom o poder Executivo a função de autorizar e impor aquela lei que o Poder Legislativo estabelece, o Poder Judiciário tem como função ter a capacidade de julgar aqueles que infringir essa lei. 2- No Brasil quase todas as leis situadas no Brasil são totalmente infringidas, sendo assim os três poderes nao funcionam bem no Brasil ate os dias de hoje

    ResponderExcluir
  6. Gabriel Guilherme Dos Santos Nº11 3ªA

    1- Bom o Poder Executivo tem a função de Efetivar as Leis, Administrar os setores públicos de serviços a população, como bancos e a Manutenção das relações diplomáticas do País com as outras nações. Já o Poder Legislativo tem a função de elaboração de leis que regulam o Estado, a conduta dos cidadãos e das organizações públicas e privadas. Enquanto o Poder Judiciário tem a função de administração da Justiça na sociedade, através do cumprimento de normas e leis judiciais e constitucionais e a obrigação de julgar ações ou situações que não se enquadram com as leis criadas pelo Poder Legislativo e aprovadas pelo Poder Executivo.

    2- Em minha percepção, no Brasil praticamente todas a Leis impostas para a sociedade são infringidas até mesmo por quem as criam ou revisam, Tornando assim os três poderes "Inutilizados" em nosso País.

    ResponderExcluir
  7. Dayane Santos Ferreira n°11 3c
    Poder executivo: Se refere ao poder exercido pelo presidente, governadores e prefeitos, são responsáveis pela administração, sancionar e aprovar leis pelo legislativo etc.
    Poder legislativo: É o poder exercido pelos senadores e deputados em níveis federais e estaduais e os vereadores, são responsáveis por criar leis, e aprovar leis feitas pelo executivo etc.
    Poder executivo: É o poder exercido por magistrados nas diversas instâncias da Justiça, são responsáveis por aplicar e garantir o cumprimento das leis, fazer as fiscalizações do poder executivo e legislativo etc.
    2- não pois a maioria das pessoas não segue essas leis, não são cooperativas.

    ResponderExcluir
  8. Nome:Mariana Gomes da Silva N°25 3°A
    1.O Poder Executivo com uma função observar as demandas da
    esfera e que é determinado pela lei.O Poder legislativo tem a função
    de criação de novas leis. O Poder judiciário têm a função de julgar.
    2. No Brasil quase todas as leis situadas no Brasil são totalmente
    infringidas, sendo assim os três poderes nao funcionam no Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Aluno:Welton Claudio Da Silva Nº39 3ºD

    1)O Poder Executivo, como o próprio nome já diz, é o poder destinado a executar, fiscalizar e gerir as leis de um país. O Poder Legislativo é o poder que estabelece as Leis de um país. Além de desempenhar o papel de elaboração das leis que estão na sociedade, também fiscaliza o Poder Executivo. Já o Poder Judiciário atua no campo do cumprimento das Leis. É o Poder responsável por julgar as causas conforme a constituição do Estado. Assim esses três poderes são categorias dos poderes políticos presentes na democracia de um país.

    2) Atualmente no brasil esses três poderes não funcionam, não existe cooperação alguma da parte da população, elas estão infringindo as leis e fazendo suas próprias. Em meio a essa pandemia podemos perceber isso cada vez mais, pois no momento em que vivemos agora, ainda tem gente que se recusa a seguir as leis impostas, assim saindo da quarentena e colocando ela e todos os outros em risco. Assim nos mostrando que os três poderes não funcionam no Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Aluno: Allan Henrique Costa Nº03 3D

    1) Poder Executivo é o poder do estado que, nos moldes da constituição de um país, possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo fielmente as ordenações legais.
    Poder Legislativo é o poder do Estado ao qual, seguindo o princípio da separação dos poderes, é atribuída a função legislativa. Por poder do Estado compreende-se um órgão ou um grupo de órgãos pertencentes ao próprio Estado, porém independentes dos outros poderes, já o Poder Judiciário. coisas que emendem do direito das gentes e o poder executivo daquelas que dependem do direito civil

    2)Dentre esses 3 poderes nenhum deles funciona, para alguns sim, mas para outros não, pois exige uma cooperação com a população da qual maioria não respeita. como por exemplo essa quarentena, pessoas saindo sem mascara e sem cuidados

    ResponderExcluir
  11. Dos três poderes um é tão importante quanto outro. Os três precisam trabalhar juntos que haja equilíbrio, pois um depende do outro para existir e também para trabalhar.
    Shelly Emanuely de Jesus Galdino 3°A

    ResponderExcluir
  12. Pablo Henrique Gomes dos Reis 3°D N°41

    executivo: Se refere ao poder exercido pelo presidente, governadores e prefeitos, são responsáveis pela administração, sancionar e aprovar leis pelo legislativo etc.
    Poder legislativo: É o poder exercido pelos senadores e deputados em níveis federais e estaduais e os vereadores, são responsáveis por criar leis, e aprovar leis feitas pelo executivo etc.
    Poder executivo: É o poder exercido por magistrados nas diversas instâncias da Justiça, são responsáveis por aplicar e garantir o cumprimento das leis, fazer as fiscalizações do poder executivo e legislativo etc.

    2. Acho que aqui no Brasil uma das coisas que não funcionam corretamente são as leis, sempre tem um lado favorecido em cada caso que ocorre no Brasil quando é levado ao tribunal e fora do tribunal algumas pessoas também não cooperam com a lei. exemplo atual: respeitar a quarentena e o uso da máscara.

    ResponderExcluir
  13. Hugo Victorio Mendes de Oliveira N°18 3°A

    1) O Poder Executivo, como o próprio nome já pressupõe, é o poder destinado a executar, fiscalizar e gerir as leis de um país,
    O Poder Legislativo é o poder que estabelece as Leis de um país,além de desempenhar o papel de elaboração das leis que regerão a sociedade, também fiscaliza o Poder Executivo.
    O Poder Judiciário atua no campo do cumprimento das Leis. É o Poder responsável por julgar as causas conforme a constituição do Estado.


    2) Na minha opinião,os três poderes não estão funcionando corretamente , as leis atualmente quase todas então sendo inflingidas pelas pessoas , por exemplo o novo coronavirus .Os estados do Brasil decretou q é obrigatório usar máscara quando sair de casa , mais as pessoas não respeitam ,e sai sem máscara assim msm.

    ResponderExcluir
  14. 1- Poder Executivo:Tem como função governar e administrar os recursos públicos conforme a lei, que é exercido pelo presidente, governadores e prefeitos.

    Poder legislativo: Tem como função, fiscalizar as ações do poder Executivo, propor leis, e em situações mais específicas Just membros do próprio poder legislativo e executivo.

    Poder judiciário:Tem como função, interpretar as leis elaboradas pelo legislativo e aprovadas pelo executivo, zelar pelas aplicações das leis, defender os direitos individuais e promover a justiça.

    2- As leis do Brasil são boas, porém, há uma grande falta de colaboração da população também,que não respeitam e praticam as leis da forma que acha que é certo.
    Um bom exemplo disso é da atual situação que estamos passando (Covid-19) onde o governador decretou a quarentena e o uso obrigatório de máscaras,que não está sendo respeitado pela população.

    Joyce Oliveira Inocencio, N°20,3°A.

    ResponderExcluir
  15. André Fernandes de Morais n°01 3°B

    1- O poder executivo tem a função de governar o povo e administrar os interesses públicos. Já o poder legislativo tem o propósito de elaborar leis.e o judiciário a sua principal função e defender os direitos de cada cidadão.

    2- Esses poderes na minha opinião não funciona, e se explica a desordem no Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Victor Abilio de Oliveira N°36 3°D

    Poder Legislativo
    É o poder que estabelece as Leis de um país. Ele é composto pelo Congresso Nacional, ou seja, a Câmara de Deputados, o Senado, Parlamentos, Assembleias, cuja atribuição central é de propor leis destinadas a conduzir a vida do país e de seus cidadãos.

    Poder Executivo
    Como o próprio nome já pressupõe, é o poder destinado a executar, fiscalizar e gerir as leis de um país.
    Poder Judiciário
    O Poder Judiciário atua no campo do cumprimento das Leis. É o Poder responsável por julgar as causas conforme a constituição do Estado.

    Poder Judiciário

    O Poder Judiciário atua no campo do cumprimento das Leis. É o Poder responsável por julgar as causas conforme a constituição do Estado.

    É composto por juízes, promotores de justiça, desembargadores, ministros, representado por Tribunais

    ResponderExcluir
  17. David Martins de Souza n°06 3°B

    1 O poder executivo tem como função colocar em pratica as leis, o legislativo tem como função criar as leis de acordo com a necessidade do país e o poder judiciário tem como função punir quem não cumpre essas leis.

    2 Na minha opinião no Brasil não funciona porque sempre criam novas leis que so beneficiam os políticos e sempre prejudicam a população.

    ResponderExcluir